/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/865661/UMA_MULHER_NA_ESCURIDAO_1553888038865661SK1553888045B.jpg)
Uma Mulher Na Escuridão
Charlie Donlea
R$ 19,79 até R$ 24,99
ISBN-13: 9788595810723
ISBN-10: 8595810729
Ano: 2019 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Faro Editorial
Ao limpar o escritório de seu pai, falecido há uma semana, a investigadora forense Rory encontra pistas e documentos ocultados da justiça que a fazem mergulhar num caso sem solução ocorrido 40 anos atrás. No verão de 1979, cinco mulheres de Chicago desapareceram. O predador, apelidado de Ladrão, não deixou nenhum corpo ou pista — até que a polícia recebeu um pacote enviado por uma mulher misteriosa chamada Angela Mitchell, cujas habilidades não-ortodoxas de investigação levaram à sua identidade. Mas antes que a polícia pudesse interrogá-la, Angela desapareceu. Agora, Rory descobre que o Ladrão está prestes ser posto em liberdade condicional pelo assassinato de Angela: o único crime pelo qual foi possível prendê-lo. Sendo um ex-cliente de seu pai, Rory reluta em representar o assassino, que continua afirmando não ser o assassino de Angela. Agora o acusado deseja que Rory faça o que seu pai prometeu: provar que Angela ainda está viva. Enquanto Rory começa a reconstruir os últimos dias de Angela, outro assassino emerge das sombras, replicando o mesmo modus operandi daqueles assassinatos. A cada descoberta, Rory se enreda mais no enigma de Angela Mitchell, e na mente atormentada do Ladrão.Traçar conexões entre passado e presente é a única maneira de colocar um ponto final naquele pesadelo, mas até Rory pode não estar preparada para a verdade...
Uma mulher na escuridão é marcado temporalmente por dois períodos, 1979 e 2019. Em 1979 conhecemos Angela Mitchell, uma mulher que tinha um comportamento um tanto quanto peculiar, não era de muito contato e tinha dificuldade de interagir socialmente. Ela foi diagnosticada como sendo portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas apesar disso, ela conseguia viver até normalmente dentro dos seus padrões de comportamento. Angela era casada com Thomas Mitchell e tinha uma amizade verdadeira com sua vizinha, Catherine. Só mais tarde, sabemos que Angela era autista. Na época ainda não se falava em autismo.
Já em 2019 vamos conhecer a Rory Moore, uma advogada que trabalha para a polícia de Chicago na reconstituição de crimes, no caso assassinatos, e tem um jeito todo peculiar de desvendá-los. Rory é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e assim como Angela, também tem problemas com socialização e não gosta de contato físico. São poucas pessoas que conseguem se conectar de verdade com Rory, são sua tia-avó Greta, que a ensinou o ofício de restaurar bonecas de porcelana, seu namorado Lane, que é psicólogo forense e seus pais.
Em 1979 mulheres começam a desaparecer e Angela, por conta própria começa a investigar esse caso, a partir de coisas que saem nos jornais. Angela fica completamente obcecada pelo caso e não consegue parar até conseguir desvendar esse mistério. Ela consegue descobrir o assassino, junta todas as evidências que conseguiu encontrar e quando ia apresentar tudo à polícia, ela desaparece misteriosamente. Seu marido Thomas Mitchell foi condenado pelo seu desaparecimento. Angela sumiu do mapa e até hoje (2019) não se sabe se está viva ou morta. Catherine tem certeza de que sua amiga está viva. Será? Se ela morreu, onde está seu corpo? O que de fato aconteceu com ela?
Em 2019, Thomas Mitchell está prestes a ser posto em liberdade condicional. Ele está preso há 40 anos e o mundo mudou muito desde 1979. O advogado responsável pelo caso de Thomas é o pai de Rory, que falece de forma repentina, e agora Rory tem que designar todos os casos do escritório para outros defensores. Ela consegue se livrar de quase todos os casos, exceto o de Thomas, que já está na mesa do juiz. Então ela precisa finalizar o caso.
Gente, é muita coisa pra falar. O foco aqui não é em QUEM é o assassino, isso a gente descobre muito cedo e o próprio autor não faz muito mistério acerca dessa informação. O foco aqui é saber o que aconteceu com Angela e como Rory está diretamente ligada a este caso, e também nas coisas que a própria Rory descobre sobre si mesma quando resolve investigar o sumiço de Angela.
Foi o primeiro livro que eu li do Charlie e eu gostei muito da experiência. Eu gosto quando o autor já nos entrega a identidade do assassino, porque o quebra cabeças a ser montado fica muito mais instigante, em saber como ele fazia as coisas, as motivações dele, etc.
Eu adorei a Rory Moore, realmente gostei da personagem e gostaria muito de vê-la em outros livros do autor. Na verdade, ela e Lane são um casal perfeito. Ele a entende como ninguém e respeita todas as limitações dela, eu acho isso muito massa. O fato de termos personagens autistas também foi uma surpresa muito legal, pois apesar de algumas limitações, eles são capazes de amar e viver a vida como qualquer pessoa. Inclusive a Rory me lembrou muito a Holly Gibney, da série Mr. Mercedes, inclusive quando eu penso na Rory, só consigo associar à Justine Lupe, atriz que interpreta a Holly, que por acaso também é autista, na série.
Acho que o Charlie vai colocar a Rory e o Lane em outros livros porque o caso que ela está investigando, que envolve até a restauração de uma boneca, fica completamente abandonado, e acho que essa é uma forma que Charlie Donlea encontrou de nos deixar um gostinho de quero-mais e dar o gancho para o próximo livro. Espero que sim!
A escrita de Donlea é completamente viciante e a gente acha que desvendou tudo mas ele vem pra esfregar na nossa cara que não era nada disso que estávamos pensando. Eu amei a experiência com o autor e apesar de ter todos os livros dele (comprados com um preço suuuuper camarada no estande da Faro Editora lá na Bienal do livro), esse foi o primeiro que resolvi ler. O Charlie é um gentleman, bonitão e bem simpático, adorei conhecê-lo e espero que a Faro traga ele de novo pra SP ano que vem!
Enfim gente, leitura mais do que recomendada! Pra quem gosta de um bom drama policial, tenho certeza de que vai ser uma leitura mais que agradável. Ah, o livro está disponível na plataforma de audiobooks Storytel, que é maravilhosa para ouvir livros. Tem vários livros da Faro lá, aproveiteeeeeem! E pra fechar com chave de ouro, vou disponibilizar um exemplar pra sorteio aqui pra vocês! O sorteio vai ser no dia 31 de outubro, no Halloween, e é muito simples participar, basta preencher o formulário abaixo que você já estará participando! Boa sorte!
Sou apaixonada pelas letras do autor e este lançamento é um dos livros dele que ainda não li, infelizmente.
ResponderExcluirMas desde o nome da personagem(o meu)rs até o enredo, Charlie mais uma vez, construiu um enredo assim como você citou: ele deixa a gente acreditar que desvendou tudo e? Mexe em tudo!
Lerei com certeza!
Beijo
Rubro Rosa/Angela Cunha Gabriel
Jordana!
ResponderExcluirJá tive oportunidade de ler outro livro do autor e gostei da dinâmica e pelo visto, esse tem amesma, onde já sabemos quem foi o assassino e o livro gira em torno do seuqestro, um crime do passado e o que vem em decorrência dele nno presente.
Deve ser sensacional.
Tenho a maior vontade de ler.
cheirinhos
Rudy