Data de lançamento 6 de junho de 2019 (1h 54min)
Direção: Simon Kinberg
Elenco: Sophie Turner, James McAvoy, Michael Fassbender mais
Gêneros Aventura, Ficção científica
Nacionalidade EUA
1992. Os X-Men são considerados heróis nacionais e o professor Charles Xavier (James McAvoy) agora dispõe de contato direto com o presidente dos Estados Unidos. Quando uma missão espacial enfrenta problemas, o governo convoca a equipe mutante para ajudá-lo. Liderado por Mística (Jennifer Lawrence), os X-Men partem rumo ao espaço em uma equipe composta por Fera (Nicholas Hoult), Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan), Tempestade (Alexandra Shipp), Mercúrio (Evan Peters) e Noturno (Kodi Smit-McPhee). Ao tentar resgatar o comandante da missão, Jean Grey fica presa no ônibus espacial e é atingida por uma poderosa força cósmica, que acaba absorvida em seu corpo. Após ser resgatada e retornar à Terra, aos poucos ela percebe que há algo bem estranho dentro de si, o que desperta lembranças de um passado sombrio e, também, o interesse de seres extra-terrestres.
No ano 2000 começava uma nova era para os filmes de super-heróis. Chegava ao cinema X-Men, o grupo de mutantes da Marvel Comics. Pessoas com poderes que ajudavam a humanidades eram odiadas por aqueles que juraram proteger. Com essa premissa X-Men O Filme fez um sucesso absurdo dando margem para a FOX Films chegasse a dar vidas a outros super heróis.
19 anos depois uma das franquias mais amadas dos cinemas chega ao fim com X-Men - Fênix Negra, afinal, com a compra da Fox pela Disney, futuramente veremos os Mutantes no mesmo universo dos Vingadores da Marvel Studios. Mas infelizmente a franquia que foi responsável pelo atual cenário dos quadrinhos no cinema não recebeu o final apoteótico que merecia.
Em Fênix Negra, os X-Men liderados pelo Professos Xavier (James McAvoy), recebem uma missão do presidente dos EUA para resgatar astronautas que estão com problemas em sua nave na órbita da terra. O resgate quase vai para o espaço (literalmente) mas Jean Gray (Sophie Turner) salva a todos nos últimos instantes a um alto preço. Agora Jean está ficando mais forte com seus poderes de Telepatia (ler mentes) e Telecinesia (mover objetos com a mente), mas está perdendo o controle desse poder e pondo em risco a vida de todos no planeta terra. Com a ajuda de Ciclope (Tye Sheridan), Tempestade (Alexandra Shipp), Noturno (Kodi Smit-McPhee), Mística (Jennifer Lawrence) e Magneto (Michael Fassbender), Jean precisa enfrentar tanto seu lado maligno descontrolado quanto uma nova vilã, interpretada por Jessica Chastain.
A premissa de Fênix Negra não é tão novidade para quem acompanha a franquia, pois a Jean "do mal" já foi utilizada em X-Men: O Conforto Final, o terceiro filme da franquia. Apesar de a Saga da Fênix Negra ser considerada uma das melhores histórias do quadrinhos dos Mutantes, nos cinemas mais uma vez deixou a desejar.
Nesse novo filme dirigido por Simon Kinberg o filme se leva a sério de mais, um emocional carregado ao extremo sem necessidade, com um roteiro que se arrasta e não desenvolve e nem empolga. E olha que o filme passou por várias regravações. Não que seja ruim, mas está longe de fazer valer o final da franquia.
As cenas de luta e ação tem efeitos fracos mas são bem legais e só. Acredito que X-Men tenha chegado em uma hora ruim, afinal esse ano tivemos outros filmes de super-heróis que voaram mais alto que as asas da Fênix Negra. Talvez se tivesse saído nas antigas datas programadas para 2018 o filme não carregaria uma responsabilidade tão grande, e talvez não decepcionasse tanto. Agora só nos resta aguardar Xavier e companhia chegar no universo da Marvel Studios e ver o que vai desenrolar.
De modo geral, dá pra divertir? Dá! É um filme legal para ir ver com os amigos e a familia. Mas fica uma dica, não vá com suas expectativas elevadas.
X-Men: Fênix Negra estreia dia 6 de Junho de 2019 nos cinemas brasileiros.
Por Eddy Silva