Terra das Mulheres
Charlotte Perkins Gilman
R$ 18,40 até R$ 34,90
ISBN-13: 9788501114808
ISBN-10: 8501114804
Ano: 2018 / Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Rosa dos Tempos
Publicado pela primeira vez em 1915, Terra das mulheres mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres.
Antes do leitor encontrar a suposta maravilha dessa utopia, terá de acompanhar três exploradores — Van, o narrador; o doce Jeff; e Terry, o machão — e suas considerações e devaneios sobre o país, no qual, os três têm a certeza de que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável.
Uma vez lá, Van, Jeff e Terry se dividem entre a curiosidade de exploradores com fins científicos e o impulso dominador de um homem, oscilando entre tentar entender mais sobre aquela utópica e desconhecida sociedade e o sonho de um harém repleto de mulheres que talvez estejam dispostas a satisfazê-los e servi-los.
Terra das mulheres, de Charlotte Perkins Gilman é uma utopia que foi escrita em 1915. Narra a história de três homens que saem em uma expedição em busca da terra prometida, que é um país habitado unica e exclusivamente por mulheres há mais de 2000 anos. Gente, o quão incrível ia ser um país desses? Fiquei o tempo todo imaginando.
Os três homens vão achando que irão encontrar um país cheio de mulheres super femininas e frágeis, e qual não é a surpresa deles quando se deparam com mulheres ágeis, inteligentes, fortes e longe do estereótipo de feminilidade a qual eles estão acostumados.
É uma história super interessante e que nos faz refletir, principalmente por ter sido escrita ainda no século passado, em plena primeira guerra mundial, época em que mulheres mal tinham direitos, em alguns países as mulheres não podiam sequer votar, inclusive nos EUA, onde as mulheres conseguiram direito ao voto apenas em 1920. Terra das mulheres é uma história super à frente de seu tempo, trata-se de uma utopia, que é um futuro melhor, equilibrado, com igualdade de direitos etc.
Se ele tivesse sido escrito nos dias de hoje talvez não tivesse uma aceitação tão grande por parte da comunidade feminista, por conta de alguns "problemas" como a maneira como as mulheres encaram a maternidade, para elas é algo divino e meio que o único propósito, e também pela forma de concepção, pois lá existe reprodução, acredite se quiser, sem participação masculina.
Eu achei muito legal a maneira como os homens vão vendo como elas são organizadas, inteligentes e sempre pensando coletivamente. Foi interessante ver como eles ficavam perdidos e embasbacados a cada descoberta, e como todo machista, pensando que perfeito do jeito que era o país, tinha que ter mãos masculinas no meio. Vê-los realizar que a sociedade delas era infinitamente melhor, mais desenvolvida, organizada social, cultural, política, tecnológica e cientificamente, foi incrível. Percebê-los ficarem com vergonha e se sentindo diminuídos a cada nova descoberta sobre Herland (Terra das mulheres) foi impagável, ver os seus egos machistas sendo feridos e eles caindo em si de que Herland é muito superior a qualquer sociedade comandada por homens não tem preço!
Terra das mulheres é uma super crítica e um belo tapa na cara da nossa sociedade machista que mesmo em 2018 ainda trata as mulheres com inferioridade. É um livro que merece ser lido por todo mundo! Recomendo superrr!
Oi Dana, tudo bem?
ResponderExcluirA primeira coisa que me encantou ao ler o seu post foi descobrir que foi publicado pela primeira vez em 1915. Depois disso, encarei a história com outra perspectiva e tentei encaixá-la no contexto da época.
Bjkas
http://www.acordeicomvontadedeler.com/